13/11 – Dia Mundial da Gentileza: Gentileza e filantropia andam juntos?

George Sergei
Ana Lúcia Lopes Paneguini

No dia 13 de novembro se comemora o Dia Mundial da Gentileza. Para Ana Lúcia Lopes Paneguini, o trabalho da filantropia tem muito a ver com o conceito de gentileza. Você já deve ter ouvido a frase “Gentileza gera gentileza”, certo?! Para Wemerson Paneguini, é com base nessa frase que o filantropo se motiva a colaborar com causas e projetos sociais. Afinal, ajudar vai gerar essa gentileza e isso retornará ao mundo, mudando a vida de milhares de pessoas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo: 

 

Afinal, o que é filantropia?

 

Não é todo mundo que está familiarizado com o termo filantropia. Segundo Wemerson Paneguini, o termo pode ser bem definido como “amor pela humanidade”. Além disso, a filantropia está ligada ao bem que você gostaria de gerar ao seu próximo com atos de generosidade. Na prática, o filantropo irá se dedicar a organizações que oferecem algum tipo de ajuda seja para outros indivíduos ou até mesmo para animais.

 

Wemerson Paneguini
Wemerson Paneguini

Por que se comemora o Dia Mundial da Gentileza?

 

A ideia de comemorar essa data surgiu durante uma conferência em Tóquio. Segundo Ana Lúcia Lopes Paneguini, os grupos participantes pensaram que se o conceito tivesse um dia próprio, a propagação pelo mundo seria muito mais eficiente. Além disso, o dia é uma maneira de inspirar e criar pessoas mais gentis.

 

Entretanto, para Wemerson Paneguini, não é apenas nesse dia que se deve comemorar e falar sobre o conceito de gentileza. Ser gentil com o próximo, levando em  consideração a necessidade do próximo é algo que deve ser feito todos os dias. Portanto, a filantropia é algo que caminha com a gentileza. Um não sobreviveria sem o outro.  

 

Conheça o projeto filantrópico Gala de amor 

 

Em prol do Hospital de Amor, o evento organizado pela empresária Ana Lúcia Lopes Paneguini serviu para celebrar e apoiar o trabalho feito pelo Hospital, que surgiu em 1962 para atender a população que precisava de tratamento oncológico e necessitava viajar centenas de quilômetros para conseguir. Hoje, o Hospital do Amor conta com ambulatórios médicos, centros clínicos e cirúrgicos que atendem de forma gratuita todos os municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde.  

 

O coquetel nomeado como Gala de Amor aconteceu no dia 29 de maio, na Casa Fasano, decorado cuidadosamente e inspirado no vídeo “O amor é maior que o medo”, que conta a história de Nina, uma criança valente que enfrentou o câncer com o apoio de sua família, amigos e principalmente do Hospital do Amor. 

 

Para o empresário Wemerson Paneguini, a realização do evento é uma forma de promover a filantropia para quem não a conhece. Afinal, através do coquetel, muitos empresários puderam ver como o Hospital mudou a vida de muitas crianças, fazendo com que nasça o sentimento de ajudar mais e mais essa causa tão importante.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile