A comédia romântica é um tema muito explorado no cinema e, apesar de seus longos anos de existência, não deixa de cativar o público. Marcelo Madureira Montroni, um grande artigo conhecido das produções do audiovisual, neste um pouco sobre os filmes do gênero para você ou relembrar. Para começar a preparar sua programação cinéfila do fim de semana, continue lendo este artigo!
A comédia romântica
Marcelo Madureira Montroni explica que a comédia romântica é um subgênero dos gêneros comédia e romance, que também fazem sucesso nas telas. Diferentemente do que muitas pessoas podem achar, o subgênero surgiu ainda antes da criação do cinema. ‘Muito dessas peças são por exemplo ‘Sonho de uma noite de barulho’ William Shakespeare, que são grandes peças que estão dentro do fenômeno de uma noite.
Ainda nesse sentido, o tema é um dos mais seguros e com mais garantia de sucesso para quem está iniciando no ramo, especialmente no mercado de MOW, filmes que são feitos para a TV. Além disso, as comédias românticas estão sempre em talentosos responsáveis por diversos talentos e conseguem se consolidar dentro das produções audiovisuais.
As melhores comédias românticas de acordo com Marcelo Madureira Montroni
Antes da lista de melhores comédias românticas, Marcelo Madureira Montroni chama a atenção para a fórmula de um bom filme do gênero. A estrutura é bastante familiar na maioria deles: duas pessoas conhecem; uma faísca de paixão começa a surgir; entretanto, o casal é impedido de ficar junto; o problema é por ambos; finalmente o beijo e o “felizes para sempre”. Apesar disso, existem variações desses filmes, podendo ser mais clássicos, outros mais musicais, mais doces e mais clichês.
Agora, você já pode conferir uma lista das melhores comédias românticas!
- 10 coisas que eu odeio em você (1999)
“10 coisas que eu odeio em você” é, sem dúvidas, um dos filmes mais clássicos de comédia romântica. De acordo com Marcelo Madureira Montroni, é uma das produções com melhor desenvolvimento da estrutura básica do gênero. Nele, você encontra uma história clássica, personagens relacionais e carismáticos, um elenco bastante promissor, piadas e um número musical muito bem feito por Heath Ledger. O filme ainda conta com atuações de Julia Stiles e Joseph Gordon Levitt.
- Lisbela e o prisioneiro (2003)
O cinema nacional também conta com ótimas produções cinemáticas e, nesse sentido, nos apresenta boas comédias românticas. Em ‘Lisbela e a prisioneira’, você acompanhará a personagem principal, Lisbela, e sua divertida e caótica vida amorosa. A produção é bastante divertida pois a vida da jovem se mistura com os capítulos de um seriado que costuma acompanhar, fazendo uso de uma metalinguagem muito bem trabalhada dentro dos moldes brasileiros, de acordo com Marcelo Madureira Montroni.
- Uma proposta (2009)
Muita gente não sabe, mas antes de se encontrar no papel de Deadpool, Ryan Reynolds protagonizou algumas comédias românticas, sendo uma delas “A proposta”, ao lado de Sandra Bullock. Os dois protagonizam a história de um editor infeliz que odeia seu chefe, mas que é coagido a se casar com ela para que ela possa permanecer nos Estados Unidos. É uma ótima pedida para quem adora filmes em que inimigos acabam se apaixonando e vivendo uma linda história de amor.
- O amor não tira férias (2006)
Quando falamos de “O amor não tira férias”, estamos falando de um filme que conta com atuações de Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law e Jack Black, o que por si só já é um bom motivo para escolhê-lo. O filme, que conta a vida de duas mulheres com corações partidos que resolveram trocar de casa entre si, faz diversas piadas com as mudanças de cultura e tradições, mas sem perder a doçura do romance, e nos entregando um final capaz de encher o coração .
- De repente 30 (2004)
Em “De repente 30”, de acordo com Marcelo Madureira Montroni, você poderá acompanhar uma das comédias românticas mais queridas dos anos 2000. A trama conta a vida de dois amigos que resolvem levar os problemas da adolescência para a vida adulta, principalmente quando se trata da paixão existente entre os dois. O filme é pensado para que o público chore pelo casal protagonista e torça pelo final.
Por fim, Marcelo Madureira Montroni explica que o mundo do cinema está repleto de filmes que abordam o tema de maneira leve. Se você ainda não conhece alguns dos filmes citados, não deixe de colocar na sua lista. Mas, se você conhece, vale a pena rever uma vez e atenção nos detalhes mais informados pelos diretores para que você se você seja a primeira vez!