Uma das principais características de um empresário é a resiliência, segundo a empresária Cristina Mosolf. Por isso, diante de críticas e reclamações, procure melhorar e aprimorar seus produtos e serviços. Interprete as críticas como métodos para elevar o nível de seu negócio. Confira dicas de como absorver as reclamações dos clientes e transformá-las em alavancas para o sucesso.
Atendimento
Uma das principais reclamações dos clientes é em relação ao atendimento, seja no tempo de espera ou na comunicação do atendente. A empresária Cristina Mosolf explica que hoje o uso dos chamados chatbots está em ascensão, por isso, até mesmo com os robôs é necessário criar uma boa ponte de comunicação com os clientes.
Dessa maneira, se atente às respostas cedidas pelo chatbot, e em atendimentos com pessoas reais o tratamento deve ser o melhor possível, sempre levando em conta a agilidade e a melhor experiência do cliente.
Defeito no produto
Erros de fábrica, armazenamento e logística podem ocorrer, por isso, é importante sempre buscar oferecer o melhor serviço. A empresária Cristina Mosolf explica que o cliente sempre tem razão, por isso, em casos de defeitos ou problemas no produto, ainda assim é necessário oferecer uma ótima experiência ao cliente para que ele não se sinta lesado. Além disso, é importante frisar que é um caso atípico, oferecendo um brinde ou algo a mais para o consumidor.
Atraso na entrega
O comércio eletrônico obteve uma alta considerável nos últimos meses, acrescido pelo fato da digitalização forçada em razão da pandemia, os e-commerces conferem um dos mercados mais vantajosos.
Dessa maneira, a empresária Cristina Mosolf explica que os consumidores ficam ansiosos pela chegada de seu produto, por isso, em casos de falhas ou atraso na entrega, é importante comunicar o cliente e oferecer uma vantagem, como voucher e cupons, dessa maneira, o cliente não ficará frustrado com a compra e muito provavelmente realizará novas compras.