Dicas para cuidar de cabelos oleosos

Ernesto Matalon

O couro cabeludo com brilho em excesso e os fios grudados um nos outros não dá uma aparência muito boa para a pessoa. No entanto, segundo a especialista em cuidados com a pele Deise Zuqui, as vezes é somente o tipo de cabelo e não significa, necessariamente, que ele esteja sujo, mas que, infelizmente, pode causar problemas como coceira e caspa. Saiba como se livrar disso a seguir.

 

A oleosidade é um problema que atinge grande parte da população, mas ninguém sofre tanto com isso como as mulheres. Você lava, seca, e tem todo cuidado possível, mas não demora muito para que eles estejam novamente engordurados e com a aparência péssima. O couro cabeludo com aspecto engordurado é capaz de comprometer qualquer superprodução. Apesar de parecer horrível, esse sebo produzido naturalmente não faz mal, pelo menos não em excesso. Por isso é preciso aprender a tomar os cuidados necessários.

 

Deise Zuqui diz que todo dia é preciso fugir daquele aspecto sujo e pesado e que às vezes é até cansativo experimentar truques e receitas milagrosas. Afinal, elas nunca são eficientes, e podem colocar a saúde dos cabelos em risco. Uma vez que o excesso de óleo pode causar dermatites, acne, foliculite, coceira, seborréia e até aumentar a queda capilar. Preste atenção nas dicas:

 

  • Alimentação:  Já ouviu falar que o cuidado começa de dentro para fora? Pois é, a alimentação está diretamente ligada à oleosidade do cabelo. O consumo excessivo de carboidratos, por exemplo, ou derivados de leite podem agravar o problema, devido ao alto teor de gordura. Dê preferência para uma alimentação balanceada, regada a frutas, verduras e vegetais. 

 

  • Xô água quente: lavar os fios em água morna ou fria é fundamental para a saúde capilar. Isso porque a água muito quente agride o couro cabeludo e estimula as glândulas sebáceas que acabam trabalhando com mais afinco para proteger dessa agressão, o que aumenta ainda mais a oleosidade. Deise Zuqui diz que ao contrário do que se pensa, quem tem cabelo oleoso não precisa, obrigatoriamente, lavá-los diariamente, mas sim dia sim e dia não. 

 

  • Escolha os produtos certos: Shampoos para cabelos oleosos não devem ser usados constantemente, pois causam o mesmo efeito da água quente, ou seja, resseca o couro cabeludo e estimula a produção excessiva de oleosidade, principalmente se usado com muita frequência. O ideal é alternar com outros, low poo são bons, e nunca passar condicionador na raiz, após a lavagem. O produto precisa ser aplicado nas mãos e ser passado somente no comprimento, dando prioridade para as pontas. Sempre enxague bem para não deixar nenhum resíduo. 
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile