Dicas para fazer uma harmonização de vinhos e tábuas de frios

Ernesto Matalon

Tábua de frios é a nova sensação e é um dos assuntos culinários mais falados nas redes e, por esse motivo, Marco Antonio Carbonari, especialista em vinhos e dono de uma renomada vinícola, a Villa de Santa Maria, traz dicas de como harmonizar os vinhos e os frios.

Os frios e embutidos possuem uma característica em comum: são gordurosos, por isso, é essencial saber combinar os sabores para não exagerar e carregar na hora de uma ocasião, dessa forma, a combinação do vinho certo é essencial para extrair todo o sabor da culinária e da bebida.

Em relação ao Pastrami, os vinhos mais indicados são os Dolcetto, Valpolicella e Beaujolais, por serem taninos macios, combinam com o Pastrami, que possui um sabor marcante, porém não muito forte, alega Marco Antonio Carbonari. Vale ressaltar a importância de se escolher o vinho certo, pois cada frio possui particularidades.

Acerca dos presuntos finos é indicado vinhos tintos, rosés, espumantes e brancos. Os presuntos finos são minuciosamente preparados, há muito rigor e artesanato em cada processo de suas confecções. Além do sabor e maciez da carne, os presuntos finos são uma iguaria, afirma Marco Antonio Carbonari, acerca da excelência do preparo desta culinária.

Em se tratando dos salames e linguiças, há uma enorme variedade neste grupo, enfatiza Marco Antonio Carbonari, por isso, a gama de combinações é maior. Vinhos frisantes, vinhos tintos leves e rosés são uma ótima pedida para combinar com esses alimentos que, em sua maioria, são conhecidos por serem gordurosos.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile