Mancha escura na gengiva? Entenda quais podem ser as causas com Marcelo Madureira Montroni

Ernesto Matalon
Marcelo Madureira Montroni

A saúde humana é complexa e pode causar diversas dúvidas, afinal, um único fator pode ser sinal de diversos problemas de saúde. Marcelo Madureira Montroni, comenta que com a saúde bucal não seria diferente, de modo que pode aparecer sinais em nossa boca que merecem atenção. 

Neste artigo, o dentista complicado explica que no caso de manchas escuras nas gengivas, o fato de poder significar alguns problemas não é diferente. Por essa razão, Marcelo Madureira Montroni comenta que se uma pessoa apresenta manchas assim, uma visita ao dentista deve ser feita o quanto antes. Mas, se você quer saber as possíveis causas para isso, não deixe de ler este artigo até o final.

Causas endógenas

As causas endógenas, como sugere o nome, são aquelas que acontecem de dentro para fora. Nem sempre essas manchas significam problemas de saúde ou doenças graves. Pelo contrário, Marcelo Madureira Montroni explica que pode ser apenas uma marca de melanina, assim como uma malformação dos vasos sanguíneos nos tecidos mais substituídos da pele, o que trata-se de uma lesão não maligna.

Causas exógenas

No entanto, se as manchas escuras flutuam com o tempo e é algo que incomoda ou simplesmente que não faz sentido estar ali, Marcelo Madureira Montroni explica que pode tratar-se de objetos estranhos alojados no tecido gengival ou, ainda, uma lesão derivada de uma síndrome antiga ou do tabagismo excessivo. 

Além disso, o câncer de boca, segundo explicação do Marcelo Madureira Montroni, também pode ser uma causa das manchas escuras na gengiva. Dessa forma, por essa razão e pelas outras citadas, o doutor explica, por fim, que manter as visitas regulares ao dentista e sempre fazer investigação na boca diante de sinais adversos é super importante não somente para proteger e garantir a saúde bucal como para fazer o tratamento , quando necessário, o mais rápido possível

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile