Mitos e verdades sobre as IST’s

Ernesto Matalon
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

As IST ‘s (infecções sexualmente transmissíveis) são muito comuns, porém costumam gerar muitos questionamentos entre as pessoas, afinal, quais são os mitos e as verdades acerca da transmissão dessas doenças? O urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes elucidou algumas dúvidas frequentes neste artigo, veja a seguir:

 

  1. Apenas pessoas com mais de um parceiro sexual estão expostas ao problema?

Não. Segundo Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, as DSTs são transmitidas através do sexo desprotegido e compartilhamento de objetos pessoais.

 

  1. Há riscos de transmissão por sexo oral?

Sim. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que qualquer contato sexual desprotegido pode acarretar na transmissão da doença. É aconselhado por especialistas o uso de camisinha dam dental para qualquer prática relacionada.

 

  1. A pílula protege contra as IST ‘s?

Não. As camisinhas femininas e masculinas são a única forma de se prevenir do contágio. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a pílula trata-se apenas de um dos métodos contraceptivos para evitar a gravidez indesejada.

 

  1. Fazer a higiene logo após o ato sexual previne as IST ‘s?

Não. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes salienta que a ducha (esguichar na vagina água ou antissépticos), ao contrário do que muitos acreditam, não previne a gravidez, nem muito menos a transmissão das IST ‘s.

Pelo contrário, a ducha constante pode causar maior risco, pois altera a flora vaginal, podendo causar problemas como a vaginite bacteriana.

 

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes elucida a importância de consultar-se com um médico urologista (para homens) ou ginecologista (para mulheres) em caso de contato sexual desprotegido, pois apenas dessa forma é possível reverter a situação e evitar agravamentos no quadro.

 

Para agendar sua consulta com Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, acesse o site: http://marcofortes.med.br/.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile