De acordo com Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, o vinho Lambrusco é um dos vinhos italianos mais consumidos no mundo, no entanto, sua fama é duvidosa entre os amantes da bebida.
Marco Carbonari revela que o vinho possui uma origem milenar, elaborando a partir da família de uvas Lambrusco, vinhos que vão do tinto ao rosé. Apenas os vinhos produzidos na região italiana de Emilia Romagna e Lombardia podem ser chamados dessa forma.
Atualmente, Marco Carbonari comenta que, para produzir um Lambrusco, é necessário utilizar uma das 12 espécies autorizadas. As uvas devem ser vindimadas uma semana antes da colheita para que os vinhos possam garantir um baixo teor alcoólico e acidez elevada.
O lambrusco apresenta, comumente, uma doçura característica, mesmo nos secos. Isso, revela Marco Carbonari, por conta de seu mínimo de 5g/l de açúcar e as categorias são definidas de acordo com os demais espumantes, sendo: brut, demi-sec, seco e doce.
O vinho Lambrusco, a partir dos anos 60 foi impulsionado e sua demanda cresceu, conquistando o mercado mundial e aumentando sua qualidade de acordo com seu desempenho.
Marco Carbonari recomenda, para a harmonização, embutidos e queijos duros, principalmente os provenientes da Itália. No entanto, por ser versátil, acompanha pratos gordurosos e até condimentados, por isso, a pizza pode ser uma excelente escolha.
Quer saber mais sobre vinhos e esse extenso universo que cerca a bebida? Marco Carbonari convida a todos a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú, onde você poderá se deliciar com os renomados vinhos Brandina e se encantar com cenários de tirar o fôlego.
Para mais informações, acesse: www.villasantamaria.com.br/.