O que seria de um hospital sem uma gestão de qualidade?

Ernesto Matalon
Dr. José Admirço Lima Filho

Para o Dr. José Admirço Lima Filho, a necessidade de promover uma boa gestão — seja de um hospital, de uma clínica, de uma empresa, ou até mesmo de uma escola — é tão importante quanto todo o processo de trabalho dos colaboradores, isso porque é somente através de um bom planejamento estratégico, e de uma boa organização, que o trabalho flui com maior facilidade.

 

Contudo, não são todos os gestores que pensam dessa forma, e por causa disso, obtêm maior dificuldade para lidar com todos os setores que demandam um ambiente de trabalho. Mas você saberia responder em quais pontos esses gestores acabam prejudicando uma estrutura inteira? Para descobrir, convidamos você, leitor, a entender mais sobre esse assunto, conferindo esse artigo completo sobre o que seria um hospital sem uma gestão de qualidade.

 

Pontos negativos da falta de uma boa gestão

 

Conforme explica o Dr. José Admirço Lima Filho, quando um responsável esquece de cuidar da parte financeira, organizacional, e das demais necessidades de um hospital, é possível que haja alguns desentendimentos no final do mês, e eles podem ser observados nos seguintes aspectos:

 

  • Falta de perspectiva;
  • Gastos demasiados;
  • Baixa reputação.

 

Sobre a falta de perspectiva

 

Em primeiro lugar, podemos definir o primeiro tópico: falta de perspectiva — como a relação inteiramente dos funcionários do local. Isso quer dizer que, se um chefe, ou melhor, um gestor, não zela pelas suas obrigações, deixando a desejar em seus serviços, automaticamente os seus funcionários terão uma falta de perspectiva para cumprir as suas tarefas que, não surpreendentemente, serão mais cansativas por causa do acúmulo de trabalho.

 

Sobre os gastos demasiados

 

Já o segundo tópico, que trata-se dos gastos demasiados, representa a falta de gestão do setor financeiro. Conforme comenta o Dr. José Admirço Lima Filho, quando um superior não cuida das necessidades da estrutura, tampouco está a par das necessidades do hospital, acaba por gastar muito mais dinheiro do que se tivesse uma gestão em dia, e isso faz total sentido, não é mesmo?

 

Sobre a baixa reputação

 

Por último, é válido ressaltar que a baixa reputação está atrelada às desvantagens de não cuidar de uma clínica, isto é, se a estrutura deixa a desejar tanto para os pacientes quanto para os próprios funcionários, pouco servirá de recomendação para que outras pessoas tenham vontade de investir em seus serviços, você não concorda?

 

O que pode ser feito para melhorar a situação?

 

E é justamente por isso que a recomendação do Dr. José Admirço Lima Filho sobre a necessidade de praticar uma boa conduta nos setores se faz tão imprescindível. Inclusive, para conseguí-la é bastante simples, você só precisa se atentar aos 3 seguintes aspectos:

  • Ter um planejamento estratégico;
  • Monitorar os processos do hospital, dos funcionários e dos pacientes;
  • Estar sempre atento às necessidades dos equipamentos.

 

Pronto! Após cuidar de pelo menos esses três setores, basta aguardar que o retorno benéfico virá de uma maneira muito mais prática para a sua estrutura.

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