Marcio Alaor de Araujo, executivo em negócios financeiros, explica que negócios sociais nascem com o propósito de buscar soluções para algum problema social ou ambiental.
Porém, se engana quem acha que um negócio social é totalmente diferente de uma empresa tradicional, assim como qualquer outro modelo de negócio, ele também necessita geral um lucro.
Objetivos dos negócios sociais.
Os objetivos dos negócios sociais são de ampliar as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, causar impactos positivos em determinada comunidade e gerar autonomia financeira e renda compartilhada para pessoas de classe baixa.
Qual sua importância?
Transformação social.
A transformação social carrega uma importância enorme neste tipo de negócio, justamente porque determinado grupo, minoria ou causa será beneficiada por conta do trabalho feito, diminuindo injustiças e desigualdades, resolvendo problemas e amenizando algumas situações.
Incentivo ao empreendedorismo e à inovação.
Pelo negócio social ser um modelo diferenciado e focado na resolução de um problema específico, exigindo que as pessoas que trabalham precisam ser criativas.
Como Marcio Alaor de Araujo mencionou anteriormente, os negócios sociais servem para buscar uma solução de uma questão social, ambiental ou ampliar um impacto já produzido.
Por fim, é incentivada a colaboração com comunidades locais, justamente para estimular a promoção de valores e princípios fundamentais ligados às questões sociais em empresas.