O mercado da aviação comercial é muito dinâmico, desafiador e possui uma história de um pouco mais de 100 anos. Fernando Siqueira Carvalho diz que ao longo da história diversas companhias aéreas surgiram, mas muitas não resistiram aos contratempos, principalmente financeiros – algumas centenárias que já enfrentaram desde guerras mundiais até grandes crises econômicas -, e ficaram pelo caminho, como a pandemia. No Brasil, a primeira empresa a utilizar uma linha de produção convencional foi a Viação Rio-Grandense (Varig), fundada em 1927, mas que encerrou suas atividades em 2006. Conheça as 4 companhias mais antigas que ainda estão em operação.
- KLM (Holanda)
Em 1934, a KLM realizou seu primeiro voo transatlântico entre Amsterdã e Reino Unido, em 1920. Durante a II Guerra Mundial a companhia deixou de voar, mas logo os voos foram retomados e a empresa não parou de crescer. Em 2004, a KLM se juntou à Air France. Hoje, a Viação conta com aeronaves como a Airbus, Boeing e Embraer.
- Avianca (Colômbia)
A empresa fundada por imigrantes alemães, em 1929, é segundo Fernando Siqueira Carvalho, a segunda companhia aérea mais antiga em operação no mundo. Os primeiros voos ocorreram com aviões anfíbios na Colômbia. Em 2010, a empresa se consolidou no Brasil quando a antiga Oceanair se tornou Avianca Brasil, porém, ano passado com a grande crise financeira, a companhia teve fortes problemas financeiros e parou de operar.
- Delta Air Lines (EUA)
A terceira maior companhia do mundo surgiu como uma empresa agrícola para pulverização aérea de lavouras. Em 1928 passou a fazer o transporte aéreo de passageiros em uma viagem entre Dallas, no Texas, e Jackson, em Mississippi. Fernando Siqueira Carvalho diz que atualmente a companhia aérea é gigante, contando com uma frota de 900 aviões e voando para mais de 330 destinos nacionais e internacionais.
- Iberia (Espanha)
É a principal companhia espanhola e surgiu em 1927 fazendo uma ligação entre as principais cidades: Madri e Barcelona. A empresa não deixou de voar após a Segunda Guerra Mundial, sendo refundada em 1953. Hoje a Iberia espanhola voa para São Paulo e Rio de Janeiro e conta com mais de 150 aeronaves.