A marca alemã foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, que tinha o desejo de criar seu novo carro. Fernando Siqueira Carvalho, grande apreciador do setor automobilístico, diz que Ferdinand trabalhou junto com seu filho no design do carro do momento, o Fusca. Não por acaso o slogan era “um Volkswagen esportivo de apenas dois lugares”.
Com a experiência que teve com o Fusca, Ferdinand começou seus primeiros desenhos para um novo carro em 1948, que mostravam um roadster de motor central e estrutura tubular. Como a intenção era criar um carro mais esportivo, os componentes do chassi – motor e caixa de câmbio – retirados do Volks são modificados para atender à vocação de corrida do veículo.
Fabricado em 1949, Fernando Siqueira Carvalho diz que o 356 Roadster é um dos raros casos da indústria nos quais o primeiro carro feito por uma marca não foi perdido. Com as peças do carro da Volks, o 356 teve um motor com refrigeração a ar e localização traseira que, desde o início, é a principal característica da Porsche. Só em 1963 que a marca estreou no Salão de Frankfurt com o Porsche 911, que continua sendo um ícone até hoje.
Em 1972 devido à falta de apoio dos restantes membros da direcção, Ferry Porsche, filho de Ferdinand, e a sua irmã Louise Piëch decidem passar a Porsche para empresa pública. Para isso, passaram a direção para terceiros e deixaram a família somente na supervisão de tudo. O boom veio em 1988, quando foram lançados os modelos 924, 928 e 944, os primeiros automóveis da Porsche a possuir motor com localização frontal.
Fernando Siqueira Carvalho conta que a empresa passou a aumentar financeiramente e em 1995, muito a frente do seu tempo, já lançava um carro com sistema de controle de emissão de dióxido de carbono. Atualmente, o Grupo Volkswagen tornou-se o principal acionista da Porsche e a Porsche o maior acionista do Grupo Volkswagen. Isso causou uma grande revolução na Porsche que passou a compartilhar muitas peças com modelos Volkswagen, para reduzir custos.