Comprometido com a segurança no trânsito e a conscientização dos motociclistas, Marcio Alario Esteves, um grande especialista do setor automobilístico, diz que as viagens de moto são vistas como algo “zen” ou como uma adrenalina de tirar o fôlego. Mas quem está habituado a pegar a estrada sabe que nem sempre é assim. Por isso, separamos algumas dicas de como aproveitar a viagem.
- Revisão: A moto precisa estar com a revisão dos pneus, freios, elétrica e lubrificação todos em dia. Todos esses pontos são essenciais para a segurança do piloto e de quem está na estrada também. Saia com o óleo em dia e o tanque cheio, pois além de evitar acidentes também evita dor de cabeça.
- Prevenção: Marcio Alario Esteves diz que a segurança pessoal sob duas rodas é fundamental. Por isso, verifique itens essenciais para a segurança pessoal, como luvas, capacete sem danos e na data de validade, botas resistentes e jaqueta com protetores internos. Esses aparatos garantem que os danos sejam minimizados em caso de uma possível queda.
- Animais na pista: Os animais costumam aparecer de repente e não dá para ficar simplesmente parado no meio da pista. O piloto precisa estar preparado para cachorros que podem perseguir a moto, cavalos, bois e vacas que cruzam a estrada e animais silvestres, que são mais ativos no fim do dia. Preste atenção em tudo à sua volta.
- Rota de viagem: O principal ponto aqui é financeiro e tempo disponível. Só assim é possível determinar a distância e o local de viagem. O percurso pode ser tão interessante quanto o destino final, por isso procure por um que passe por dentro de cidades, com restaurantes e atrações. Marcio Alario Esteves diz que para a viagem não ficar cansativa, planeje uma rota com mais paradas, mesmo que demore para chegar no local escolhido. É garantido que será tão bom ou melhor do que ir direto.
Mesmo tomando todos esses cuidados e precauções, imprevistos podem acontecer. Levar um kit de ferramentas básicas vai ajudar na realização de algum reparo de emergência durante o raide. Só não esqueça que é preciso avaliar quanto espaço existe na motocicleta para carregar as ferramentas.