Consumo de hortaliças: qual a melhor forma, cru ou cozido?

Ernesto Matalon
Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve-se consumir no dia a dia, ao menos, 400g de frutas e hortaliças? Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, acredita que, para obter uma vida saudável, tão importante quanto a quantidade desses alimentos é o modo como se consome. 

 

Isso é, o modo de preparo que vai além do sabor e paladar individual de cada um. Isso porque, o modo como se prepara esses alimentos pode impactar diretamente na modificação das propriedades nutricionais de alguns legumes e verduras. Pensando nisso, qual a melhor forma de consumir hortaliças: cruas ou cozidas?

 

Consumir hortaliças cruas ou cozidas? 

 

Para aproveitar melhor as vitaminas e minerais das hortaliças, o ideal é consumi-las in natura, ou seja, de maneira crua. Entretanto, isso não significa que o preparo cozido deva ser dispensado. Na concepção do empresário do ramo de hortifruti, Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, deve-se atentar a dosagem de temperatura, tempo de cozimento e, ṕrincipalemte, escolher o vapor para cozinhar as hortaliças.

 

O empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, cujo CNPJ é  29129081000106, esclarece que, além desses fatores, a água também é um determinante para a perda de nutrientes. Por isso, é fundamental se atentar a seguinte dica: cozinhar as hortaliças inteiras para não expor a superfície desses alimentos à água e ao calor. 

 

Apesar de ser comum o pensamento de que alimentos crus são melhores para o organismo, a questão não é simples assim. O empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino comenta que, do mesmo modo que alguns alimentos podem ter suas vitaminas desnaturadas devido ao calor, o mesmo também pode aumentar a disponibilidade de outros nutrientes, como os antioxidantes.

 

No caso dos tomates, ao serem cozidos, o licopeno é potencializado pelo calor, chegando a mudar para 35% de fornecimento na hortaliça. Do mesmo modo, alimentos alaranjados e amarelos, quando cozidos, tendem a intensificar a liberação de betacaroteno. Por isso, não é tão simples enquadrar uma única resposta para o modo de consumo de hortaliças.

 

O que dizem os estudos?

 

Por fim, de acordo com o empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, os pesquisadores que tentam responder a essas perguntas encontram apenas respostas específicas para cada hortaliça, ao invés de uma que englobe todas elas, já que o valor nutricional varia de acordo com cada um dos alimentos.

 

Por isso, não existe uma técnica única para consumir hortaliças, e as respostas da ciência variam de acordo com o estudo do vegetal ou legume. Sendo assim, opte sempre por consumos crus ou cozidos, desde que estes sejam feitos no vapor. Independente do modo ou perda de alguns nutrientes, o importante é manter o consumo das hortaliças diariamente. 

Sendo assim, se você quer saber mais sobre técnicas de consumo de hortaliças, não deixe de entrar em contato com a Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti pelo telefone ou Whatsapp (92) 99680-5832 ou através do e-mail otuyca@gmail.com. E, para consumir hortaliças e frutas de qualidade vindas das melhores produções da região, visite já a loja na Avenida Joaquim Nabuco, 26-A, Centro de Manaus, Amazonas – CEP: 69005-080.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile