À primeira vista, ao se deparar com a quantidade de garrafas dispostas na gôndola da adega ou supermercado, há um estremecer e dúvidas surgem, afirma Marco Antonio Carbonari, pois são tantas opções que as pessoas ficam confusas e perdidas na hora de escolher a bebida.
Marco Antonio Carbonari é um empresário e proprietário de uma conceituada vinícola, situada no interior de São Paulo, no Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí, a aproximadamente 14 km de Campos do Jordão, a Villa Santa Maria surgiu como um projeto familiar, visando reunir a família, aos poucos, com sua excelência e qualidade foi se tornando um negócio próspero.
Os vinhos se diferem pelo teor de tanino, tonalidade, acidez, teor alcoólico, entre inúmeras propriedades que os fazem tão singulares e especiais, ressalta Marco Antonio Carbonari. A procedência de uma safra e o processo de confecção da bebida são fatores fundamentais para o resultado final.
Com isso, há inúmeras informações acerca da origem do vinho, seu processo de preparo, suas propriedades, há informações até sobre a empresa nsnsns os vinhos, como CNPJ número de SAC, etc, tudo isso para garantir idoneidade da bebida e a transparência para com o consumidor, afirma Marco Antonio Carbonari.
Em primeiro lugar, no que tange à classificação, os vinhos denominados finos são feitos a partir de uvas de qualidade maior, da espécie Vitis Vinifera, enquanto os vinhosdenominados de mesa são usadas uvas americanas ou híbridas. Vinhos considerados leves possuem o teor alcoólico abaixo de 8,6, já o vinho que é forte, possui a alcunha de licoroso.
Além disso, vinhos espumantes são elaborados através do método Champnoise ou Charmat e quando adicionados aromatizantes de origem natural, são chamados de vinhos compostos, avulta Marco Antonio Carbonari. Por fim, o vinho gaseificado tem origem um processo de gaseificação através de gás carbônico, enquanto o gaseificado naturalmente, geralmente, é resultado da fermentação de uvas moscatel e daí surge a denominação vinho moscatel espumante.