Inovações tecnológicas no campo medicinal

Ernesto Matalon
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é especialista em urologia e fala sobre as principais inovações tecnológicas no campo medicinal. O Dr explica em como esses avanços propuseram melhorias no setor medicinal e dessa forma, passou a auxiliar médicos e enfermeiros na resolução de casos e patologias de seus pacientes.

 

Em primeiro lugar, no que tange ao advento tecnológico, a telemedicina promoveu grande avanço nesse setor. Dessa maneira, o médico realiza os procedimentos de forma remota, sem a necessidade do paciente estar de forma presencial no consultório.

 

Tendo em vista o momento atual, de pandemia, a telemedicina tornou-se uma ótima alternativa, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Nessa dinâmica o médico consegue realizar um acompanhamento do paciente, além de analisar dados de exames.

 

Outro ponto em relação às inovações tecnológicas no campo medicinal é o procedimento cirúrgico robótico. As chamadas cirurgias robóticas assistidas já são realidade em diversos lugares do mundo e é uma das formas mais avançadas de realizar os procedimentos cirúrgicos.

 

Dessa maneira, o médico tem uma visão ampliada, bem como movimentos precisos, sendo assim, aumenta ainda mais o grau de sucesso em tais procedimentos. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes faz uso de técnicas de cirurgias robóticas em seu consultório realizando a chamada prostatectomia no tratamento do câncer de próstata.

 

Além disso, uma inovação que parece ter saído direto de um filme de ficção científica: a impressão de órgãos 3D. Essa tecnologia atua nos processos de transplantes de órgãos, dessa forma, é uma maneira do paciente obter qualidade de vida e longevidade.

 

“Essa técnica ainda está em desenvolvimento, mas apresenta grande teor de eficácia e irá suprir uma demanda altíssima de órgãos”, enfatiza o Dr.Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Por isso, cientistas investem no estudo de implementação dessa tecnologia o quanto antes, sendo um dos maiores avanços medicinais da época.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile