Os pilotos de corridas de competições esportivas utilizam uma determinada vestimenta que é essencial para sua segurança. Considerando isso, Joni Ricardo Fernandes Duarte comenta acerca da importância da utilização do capacete para automobilismo. Interessado em saber por que os pilotos de Fórmula 1 estão sempre de capacete? Então, continue lendo e confira.
Importância do capacete
Como aponta o renomado Joni Ricardo Fernandes Duarte, o capacete para automobilismo é um equipamento de segurança para os pilotos que participam de corridas automobilísticas esportivas. Sem a utilização deles, as colisões, que são muito frequentes nesse esporte, seriam de natureza fatal.
Além do mais, o capacete para automobilismo possui variadas cores, formas, tamanhos e ícones, o que lhes atribui uma característica de estilo única, permitindo que as personalidades dos pilotos sejam reconhecidas pelo seu capacete automobilístico. Joni Ricardo Fernandes Duarte também comenta que esse reconhecimento auxilia a eternizar as lembranças dos esportistas aposentados ou falecidos, como é o caso do Ayrton Senna.
No entanto, alerta o empresário, antes de adquirir um capacete para automobilismo, é fundamental considerar algumas aptidões que determinam sua qualidade. Afinal, um equipamento de segurança deve possuir uma ótima qualidade para o usuário não ser exposto à riscos altamente graves, pois o intuito do capacete automobilístico é amortecer o impacto que a colisão causa na parte craniana.
Qualidade do capacete
Para testar a qualidade do capacete para automobilismo, de acordo com o célebre Joni Ricardo Fernandes Duarte, é realizada uma série de avaliações. Elas exigem que o produto, após ser submetido aos testes, não pode conter nenhuma alteração em sua estrutura.
Uma das avaliações ao qual o capacete automobilístico é apresentado, conforme Joni Ricardo Fernandes Duarte indica, se trata de uma força equivalente à 225 J que é empregada sobre a parte superior do mesmo. Essa força é a mesma força aplicada no caso de uma cabeça, de um adulto, ser lançada de uma altura proporcional a cinco metros. As laterais do capacete para automobilismo são submetidas a uma força redobrada, em relação à parte superior.
Outra avaliação essencial para testar a qualidade do capacete para automobilismo, é o teste em que ele é submetido à uma temperatura de 800°C por 45 segundos, no qual a temperatura interna não pode ultrapassar os 70°C.
Esses testes, de acordo com Joni Ricardo Fernandes Duarte, são iminentes para saber se o capacete para automobilismo é capaz de aguentar impactos de altas forças, em que o piloto é projetado para fora do veículo, e se em caso de incêndio, o mesmo pode proteger a cabeça do piloto até ele ser retirado do automóvel.
Portanto, o capacete automobilístico serve para garantir a segurança da cabeça (parte onde se aloja o cérebro, que é responsável pelas atividades funcionais do corpo), evitando lesões irreversíveis ao piloto.