Muito se questiona sobre o foco no cliente ISO9001 e sua real utilidade. Isso porque muitos consumidores vêem o símbolo do selo em sites e redes sociais, mas não sabem exatamente do que se trata, segundo José Sanchez Oller, sócio-fundador da Solpack Agronet, empresa especializada na fabricação de Embalagens Raschel, Redes Multiuso e Telas para Sombreamento Agrícolas e Decorativas.
Sendo assim, para facilitar sua compreensão, veja abaixo um panorama do por que a certificação ISO9001 é importante para os negócios:
Afinal, o que é a certificação ISO9001?
A sigla ISO é referente ao termo em inglês International Organization for Standardization, em tradução livre: Organização Internacional para Normatização. Sediada em Genebra, na Suíça, a ISO é uma organização internacional que elabora para diversas áreas qual a melhor forma de executar um determinado serviço. Seu maior objetivo é padronizar os processos a fim de gerar a melhor qualidade possível internacionalmente.
Das normas mais conhecidas da organização, está o foco no cliente ISO9001. Além disso, essa normatização trata principalmente da gestão de qualidade, trazendo normas de fácil integração e requisitos que trabalham junto com o sistema de qualidade e meio ambiente do seu negócio, de acordo com Isabel Sanchez Oller, sócio-fundadora da Solpack Agronet.
Por que a ISO9001 possui um item especial para o foco no cliente?
Para a Solpack Agronet, toda empresa, independente de seu ramo de atuação, precisa focar em qualidade para alcançar novos clientes e manter os que já conquistou. Por isso, o foco no cliente ISO9001 é um dos principais pontos da Norma para conseguir o selo. Isso porque o cliente é uma das partes mais importantes do sistema de qualidade. Portanto, toda a gestão empresarial deve estar comprometida em entregar um produto ou serviço de qualidade e até superar as expectativas do público alvo.
O que a norma foco no cliente ISO9001 diz?
A norma foco no cliente ISO9001 quer que a gestão empresarial se preocupe mais com o cliente e em atender todas as suas necessidades. Portanto, é importante conhecer as características que o produto ou serviço precisa ter para agradar e superar as expectativas do público alvo. Além de definir os aspectos essenciais que ele precisa ter, a gestão precisa pensar em ações que possam prevenir futuros riscos. A ISO9001 deixa claro que o foco desse item é a responsabilidade da empresa com o cliente final.
Como atender a norma foco no cliente ISO9001?
Primeiramente, a gestão da empresa precisa seguir os requisitos estatutários pertinentes ao ramo que segue. Ou seja, todos devem seguir o que a lei determina, como no caso de brinquedos que seguem as especificações do INMETRO. Além disso, como citado anteriormente, todos os processos de fabricação ou de prestação de serviços precisam ser previamente prevenidos caso haja algum desvio ou problema.
Para os sócios José Sanchez Oller e Isabel Sanchez Oller, seguir essas especificações é a garantia da entrega de um bom resultado para os clientes de qualquer empresa. Na Solpack Agronet, trabalha-se para isso, portanto, se você deseja conhecer mais dessa renomada empresa, acesse:
Instagram: https://www.instagram.com/solpackbr/
Site: https://solpack.com.br/
E-mail: solpack@solpack.com.br
Telefone: (19) 3493-9900