A raça de cachorros Border Collie é considerada a raça mais inteligente do mundo, afirma Rafael Libman, encantado. Sua origem é de cão pastor e se dá na Grã-Bretanha, na região fronteiriça da Escócia e Inglaterra, isso explica o seu apreço pelo campo e também o nome da raça, pois Borders é o nome da região da fronteira entre os dois países.
De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, é a raça mais inteligente do mundo, como mencionado anteriormente. Há pessoas que dizem que os bichanos são mais inteligentes que os próprios donos. Por possuírem uma facilidade fora do normal no que diz respeito ao adestramento, são conhecidos como animais extremamente espertos, bem como possuidores de um rápido e bom raciocínio.
Além disso, é um cão muito companheiro, salienta o empresário Rafael Libman, são fiéis aos seus donos, alegres e brincalhões, cheios de energia. Por isso é importante atividades físicas regulares e jogos mentais com os animais, pois devido ao seu elevado nível de inteligência podem ficar entediados ao ponto de acabarem depositando energia nos cômodos da casa, destruindo muitas almofadas, por exemplo.
Não se trata de uma raça agressiva, porém em suas raízes há a habilidade de pastoreio, por esse motivo é importante que se atente aos comportamentos do cão desde filhote, dessa forma, atividades de adestração são recomendadas desde o início de sua vida. Além disso, são cães famosos, muitos cães desta raça são, na verdade, competidores. Competições de rapidez e agilidade são famosas e a raça dá um show à parte nesses torneios.
Com origem celta, a palavra colley significa fiel e útil. A raça possui a habilidade de aprender e guardar mais de mil palavras, falta só falar, brinca Rafael Libman. Além disso, o pêlo do bichano necessita de cuidados especiais, pois são longos e lisos, por isso, a escovação precisa ser diária. Cuidados em relação à alimentação do animal também merece a devida atenção, pois é preciso garantir uma alimentação repleta de nutrientes ao bichano que possui porte grande.