Quando eu preciso de um exame de contraste?

Ernesto Matalon
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

Pedras nos rins, infecções do trato urinário, cistos renais, nefrite e outras doenças do trato urinário podem ser muito perigosas e requerem um diagnóstico preciso antes do tratamento adequado. Por isso, o Doutor e Mestre em urologia Marco Antonio Fortes explica que há diversos exames que são capazes de auxiliar na identificação de possíveis doenças, mas que o exame de contraste é um dos principais.

A realização dos teste de imagem ainda levanta muitas questões – não só entre os pacientes, mas também entre os profissionais de saúde. Isso ocorre devido à existência de múltiplos métodos de comparação, cada um com suas próprias indicações e riscos. No entanto, é inegável que o teste comparativo é importante para o diagnóstico de qualidade por meio de métodos de imagem.

Os exames de contraste são exames radiológicos que usam agentes de contraste para destacar certas partes anatômicas. Radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas são exemplos de procedimentos radiológicos que podem usar agentes de contraste. Esses produtos químicos podem realçar tecidos que normalmente não são exibidos claramente em imagens radiográficas. No entanto, o Doutor Marco Antonio Fortes diz que na urologia um dos mais usados são os de ultrassonografia e urografia excretora.

  • Ultrassonografia: A ultrassonografia é geralmente usada para obter imagens de cálculos do trato urinário, caroços e protuberâncias (caroços), nos rins, bexiga, escroto, pênis e uretra. O ultrassom também pode ser usado para encontrar bloqueios nos rins ou na bexiga, determinar o tamanho da próstata e fornecer imagens que ajudam a orientar onde obter uma amostra de próstata ou biópsia renal. O ultrassom Doppler pode fornecer informações sobre o fluxo sanguíneo e ajudar os médicos a determinarem a causa da disfunção erétil e doenças testiculares, por exemplo.

Urografiaexcretora: A urografia excretora é um teste diagnóstico que pode ser usado para avaliar a estrutura e função do sistema urinário quando há suspeita de massa renal (como tumor, cálculo ou anormalidade genética). O Doutor Marco Antonio Fortes explica que para os homens a urografia excretora é realizada por um urologista, e para as mulheres, a urografia excretora é realizada por um ginecologista, especialmente quando há sintomas como sangue na urina, dor uretral ou infecções urinárias frequentes. A urografia excretora usa um agente de contraste de iodo injetado em uma veia, que atinge o trato urinário e ajuda a ser observado por raios-X.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile