A desigualdade social é um problema sistêmico que ocorre tanto no Brasil quanto no resto do mundo. No entanto, Solange Moraes, jornalista e pré-candidata a deputada federal pelo Partido Progressista, reflete sobre o recorte de desigualdade do país e sobre a responsabilidade que cada um tem quanto à promoção de mudança dessa realidade cruel.
Segundo dados do IBGE, 52,2 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, esse número indica que uma série de pessoas em meio a sociedade está enfrentando condições alarmantes de vida, em condições subumanas e que restringem ou limitam seus acessos a direitos básicos e indispensáveis à qualidade de vida.
Entenda o que é a desigualdade social
A desigualdade social é um fenômeno existente em todos os países do mundo, inserido dentro das relações de sociedade. Esse processo define relações desiguais pertencentes a uma nação, como questões econômicas, de gênero, de cor e de crença. No parecer da ex-apresentadora do Falando Nisso, Solange Moraes, essa condição resulta na limitação de pessoas aos acessos a direitos básicos e oportunidades.
Desse modo, deve-se compreender que a desigualdade social é um fenômeno determinante para limitar a vida de muitos brasileiros, uma vez que restringem seus acessos à moradia, educação, saúde, transporte, trabalho, entre outros. Infelizmente, isso gera um desequilíbrio nas condições do próprio país, fazendo com que a balança pese sempre mais de um lado.
O papel de todos na transformação da desigualdade
Solange Moraes compreende que a desigualdade social no Brasil é um problema de raízes profundas na formação do país e, por isso, para ser apaziguada e diminuída, deve contar com a colaboração de todos. Ou seja, toda a população é responsável pela transformação da desigualdade, mas você sabe como?
Na visão da pré-candidata a deputada federal, é papel cidadão promover melhorias na sociedade, e isso pode ser feito tanto a partir das pequenas coisas quanto em grandes ações. A exemplo disso, Solange Moraes foi uma profissional que sempre atuou durante sua carreira jornalística em prol da prestação de serviços, isto é levando informação para a população e apresentando rotas de mudança.
Essa atuação de 17 anos à frente do programa Falando Nisso na Band Vale migra agora para um desafio maior: o de atuar em prol da população de forma mais ativa politicamente, ou seja, atendendo as demandas da sociedade de dentro do lugar político em que tudo se transforma no país, o Poder Legislativo.
Por isso, o papel de transformação da sociedade se encontra nas mãos de todos aqueles que, dentro de suas realidades, fazem o possível para colaborar com a mudança, assim como Solange Moraes realizou na televisão e agora pretende fazer muito mais no cenário político! Para saber mais sobre as propostas e atuações da pré-candidata, acompanhe suas redes: Instagram (https://www.instagram.com/solangemoraesoficial/) e Facebook (https://www.facebook.com/solange.moraes.568).