Segundo o empresário entusiasta de embarcações Fernando Siqueira Carvalho, existem diversas variações de tamanhos e modelos de motores para cada embarcação. Os quatro mais comuns são: motor hidrojato, motor de popa, motor de centro com eixo e o motor centro-rabeta. Para entender melhor sobre cada um deles, continue lendo a matéria de Fernando Siqueira Carvalho:
O MOTOR HIDROJATO:
Fernando Siqueira Carvalho conta que este é o motor indicado para barcos menores de 30 pés que irão navegar em águas rasas, passeios individuais e para a prática de esportes aquáticos. Possui duas variações: 2 tempos com injeção direta e 4 tempos com injeção eletrônica.
MOTOR DE CENTRO COM EIXO:
Trata-se do motor mais potente, por isso, Fernando Siqueira Carvalho conta que é indicado a lanchas maiores de 40 pés. Trata-se de um motor interno, movido a diesel, contando com 4 tempos com injeção eletrônica . Seu eixo e suas hélices são as únicas partes externas e ficam abaixo da água .
MOTOR CENTRO-RABETA:
Também de 4 tempos e com injeção eletrônica, Fernando Siqueira Carvalho explica que o motor é movido a diesel ou a gasolina. Além de ser indicado para lanchas entre 30 e 40 pés, é um motor interno que fica acoplado na rabeta e posicionado externamente na popa do barco.
MOTOR DE POPA
Segundo Fernando Siqueira Carvalho, esse motor é externo e fica na parte traseira do barco. É movido a gasolina e é comumente usado em embarcações de até 24 pés. Fernando Siqueira Carvalho diz ainda que existem duas variações: 2 tempos com injeção ou carburação e 4 tempos de injeção eletrônica.