Você se sente perdido com a linguagem do mundo empresarial? O empreendedor Márcio Alaor de Araujo vai explicar o que é margem de lucro e como fazemos para calcular. Saber essas informações e como realizar esses cálculos é um fator que vai contribuir com a saúde financeira do seu negócio.
E esse fato se aplica a empresas de qualquer segmento. Sem calcular a margem de lucro não tem como saber a situação real do seu negócio dentro do mercado. Desse modo, a gestão do seu negócio pode se tornar um problema. Grande parte das falências de empresas ocorre devido a má gestão financeira.
O que é margem de lucro?
Trata-se de um indicador financeiro que é utilizado para saber qual a real situação do seu negócio. A margem de lucro é a porcentagem do preço do produto ou serviço da sua empresa que corresponde ao lucro. Ou seja, é um percentual obtido da relação de receita total e do lucro bruto, afirma Márcio Alaor de Araujo.
Estamos nos referindo à margem de lucro bruta, mas também existe a margem de lucro líquida. A única diferença é que no caso da líquida, precisarão ser abatidos todos os custos com impostos, funcionários e outras despesas, e só após descontados esses valores teremos a margem de lucro líquida.
Como calcular?
Para realizar o cálculo de margem de lucro, você vai precisar somar todo o faturamento e subtrair os custos que foram necessários para realizar os serviços (fornecedores, funcionários, insumos, impostos, etc), explica Márcio Alaor de Araujo. Apenas com essas informações você já entenderá a situação do seu negócio.
Vamos a um exemplo de Márcio Alaor de Araujo: Se uma empresa faturou R$10.000 em um mês e os custos foram de R$5.000, a receita total é de dez mil, os custos de cinco mil e o lucro também de cinco mil. Por meio desse cálculo chegamos a conclusão de que a margem de lucro bruto dessa empresa foi de 50%. Invista essas informações na sua empresa e garanta um negócio de sucesso.