Você sabia que existem vários tipos de acionistas? E esses tipos variam de acordo com a classe das ações que possuem. O empresário Márcio Alaor de Araujo trouxe mais informações acerca desse profissional, bem como de suas atribuições. Se você tem curiosidade em saber mais sobre os acionistas continue acompanhando.
O que é um acionista?
Acionistas são aquelas pessoas que possuem pelo menos uma ação mínima do patrimônio de algumas empresas. Essas empresas são consideradas SAs (sociedade anônima) e não pertencem a um indivíduo apenas, seu capital social é dividido em várias ações que são livremente negociadas.
Os acionistas possuem direitos essenciais e direitos modificáveis, comenta Márcio Alaor de Araujo. Os essenciais tratam da participação de lucros, direito ao voto e fiscalização da empresa. Já os modificáveis são decorrentes do estatuto e das políticas da empresa, podendo ser excluídos ou modificados.
Quais os tipos de acionistas?
Acionista majoritário
Trata-se daquele que detém mais de 50% de todas as ações da empresa e possui o controle acionário, visto que, também tem direito a voto. É preciso ser o proprietário de ações ON para ser majoritário, pois é isso que permite com que votem nas assembléias. Geralmente, o majoritário é também o controlador.
Acionista minoritário
Ao contrário do majoritário, o minoritário é aquele que não tem controle acionário, mesmo que possua ações da empresa. Márcio Alaor de Araujo explica que, em resumo, os acionistas minoritários são os donos de parcelas inferiores a 50% do capital total. Em decorrência dessa parcela menor, eles não controlam a empresa.
Acionista controlador
Na maioria dos casos, o acionista majoritário é também o controlador, explica Márcio Alaor de Araujo. No entanto, o capital social da empresa pode ter sido dividido de modo que nenhum acionista possua mais de 50% das ações. Desse modo, os minoritários se articulam de acordo com suas necessidades. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esse assunto.