Nos últimos anos, diversas notícias relacionadas à degradação do meio ambiente se tornaram comuns, não é mesmo? Giovanni Cataldi Neto, economista pós-graduado na FGV, acredita que, nesse sentido, a necessidade de conscientização mundial para tomar atitudes que revertam esse cenário se tornou mais latente.
Assim, o termo economia verde foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em 2008, visando fundamentar uma alternativa ao modelo econômico dominante que expande a desigualdade social, degrada o meio ambiente a saúde humana, incentiva o desperdício e desencadeia a escassez dos recursos naturais.
A economia verde é, portanto, uma alternativa de promover melhoria na qualidade de vida da humanidade, a igualdade social e, ao mesmo tempo, diminuir os riscos ambientais e a escassez dos recursos ecológicos. No parecer do economista Giovanni Cataldi Neto, sua base consiste em três pilares: baixa emissão de carbono; busca pela inclusão social e eficiência no uso de recursos.
Desvendando os objetivos da economia verde
A economia verde é um conceito formulado para demonstrar que é possível promover o desenvolvimento sustentável e econômico em uma mesma via, isto é, que um pode complementar o outro. O economista Giovanni Cataldi Neto compreende, ainda, que esse modelo pode ser aplicado tanto em países desenvolvidos, quanto nos que se encontram em desenvolvimento. No caso desses últimos, a economia verde promoveria um forte crescimento.
Para que um projeto de economia verde seja implementado em um país, deve seguir alguns critérios que permeiam seus princípios, como: conservar os recursos hídricos; adotar práticas sustentáveis no processos produtivos; valorizar a biodiversidade; utilizar energias limpas e renováveis; diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas; exercer o consumo consciente; universalizar o saneamento básico; primar por inclusão social e buscar baixa emissão de carbono e gases que ocasionam o efeito estufa.
Na visão do economista Giovanni Cataldi Neto, o resultado da aplicação da economia verde permeia o surgimento de novas oportunidades de negócios, redução significativa da desigualdade social, melhoria na qualidade de vida da população, conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Além disso, com a melhoria na utilização dos insumos naturais e com a otimização do consumo de energia, espera-se um ganho de produtividade significativo. O economista Giovanni Cataldi Neto entende que a economia verde é, portanto, uma mudança no modelo econômico que gera equilíbrio ambiental, criação de novos mercados e profissões, oportunidades de inovação e maior estabilidade financeira.