O empresário Marco Carbonari é especialista em vinhos há mais de 10 anos. Além disso, é proprietário de uma vinícola no interior do estado de São Paulo, a Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú, próximo a Campos do Jordão. Portanto, possui aval para compartilhar seu conhecimento sobre o tema e desmistificar os mitos acerca dos vinhos.
É preciso servir diferentes vinhos:
Engana-se quem acredita que para um jantar ser elegante e requintado é necessário servir diferentes vinhos. Na verdade, a depender da escolha do prato, é possível servir apenas um vinho específico, se ele for condizente com a ocasião e os pratos a serem servidos, será uma grande escolha.
Os vinhos internacionais são melhores:
“Outro mito envolvendo o mundo dos vinhos é sobre a qualidade da bebida nacional, sendo uma falácia dizer que apenas os vinhos internacionais são bons”, ressalta Marco Carbonari. No sul do Brasil, por exemplo, há uma extensa região vinífera, responsável por produzir grande parte da bebida para o Brasil, bem como para exportação em diversos países, sendo assim, é um mito tachar os vinhos nacionais como inferiores.
O vinho só pode ter contato com o carvalho em um barril:
O vinho para seu processo de amadurecimento necessita de um contato com o carvalho, porém, esse contato não precisa ser feito necessariamente em um barril de carvalho. Hoje, há processos arrojados para tal feito, pois, dessa forma, há uma diminuição no custo da produção, mantendo a mesma qualidade; “esse processo é feito em cubas de aço inoxidável, por exemplo”, narra Marco Antonio Carbonari.
Tampas de rosca não são boas:
“Por fim, um mito muito forte e presente é acerca das tampas de rosca”, enfatiza Marco Carbonari. Elas possuem um custo mais barato, são feitas de metais e vedam a garrafa de vinho da mesma forma. Por não possuírem um teor de tradição, há pessoas que acreditam ser de qualidade inferior quando comparada a uma rolha de cortiça, contudo, especialistas no assunto já desmitificaram esse fato, pois além de ser uma boa alternativa para vedar garrafas de vinhos, possuem um ótimo custo-benefício.