Marcio Alario Esteves é um grande entusiasta da indústria de automóveis. Hoje, o empresário nos contou alguns fatos interessantes desse meio, veja:
Não há como precisar um único nome responsável pela invenção do carro porque houve uma série de personalidades que uniram seus trabalhos para o desenvolvimento do primeiro veículo automotor. Porém, registros apontam que o primeiro carro surgiu em meados de 1678, desenvolvido por um padre belga chamado Ferdinand Verbiest, que desenvolveu um veículo terrestre movido a vapor para o imperador da China.
Marcio Alario Esteves comenta que o primeiro automóvel a rodar no Brasil foi um Peugeot com motor Daimler movido a vapor trazido por Henrique Santos Dumont, em 1893, irmão de Alberto Santos Dumont, o famoso aeronauta, esportista e inventor, considerado o pai da aviação brasileira.
Os tchecos (da antiga Thecoslováquia) foram os primeiros a perceber a importância dos pára-choques e o primeiro carro a ter o dispositivo foi desenvolvido por eles em 1897. Mas faltou aperfeiçoar a ideia, porque depois de rodar 15 quilômetros, o pára-choque caiu e não teve como ser instalado novamente. Foi o inglês F.R. Simms quem deu formato definitivo à invenção, colocando um pára-choque de borracha em seu carro em 1905.
Marcio Alario Esteves relata que o carro mais rápido do mundo é Koenigsegg Agera RS, tendo desbancado antigo grande campeão Buggati Veyron, conseguindo atingir 446 km/h. Porém, existe um carro supostamente mais rápido. O Hennessey Venom F5 diz conseguir atingir a marca dos 480km/h. Se isso for verdade, esse é o verdadeiro campeão de velocidade entre os carros, mas ainda falta o Guinness Book reconhecer o recorde.
No dia 5 de maio de 1922, surgiu o primeiro rádio, quando George Frost, proprietário de um Ford T, deu a partida no veículo e ligou o rádio. Apenas 5 anos depois que a ideia tomou força e a empresa Philadelphia Storage Battery passou a produzir rádios para a indústria automobilística.
Por fim, Marcio Alario Esteves diz que o carro mais vendido é o Toyota Corolla (Japão), fabricado desde 1966, o sedã da marca japonesa já vendeu nada mais, nada menos que 47,5 milhões de unidades.