Com mais de 80 anos de história, como o Fusca veio para o Brasil?

Ernesto Matalon
Fernando Siqueira Carvalho

Fernando Siqueira Carvalho é um empresário no ramo de carros antigos. Sua paixão pelo mundo automobilístico começou desde a infância, logo se apaixonou pelos modelos clássicos, tornando-se também um colecionador. 

Hoje, Fernando dispõe de uma gama de modelos em sua sonhada garagem e dá dicas sobre os exemplares, em especial, os Fuscas. O modelo é e sempre foi um modelo renomado, desde seu lançamento até seu último ano de fabricação foi um sucesso.

O Fusca foi um dos carros mais vendidos do mundo, só no Brasil vendeu mais de 3 milhões de exemplares, sendo um marco na indústria nacional, afirma Fernando Siqueira Carvalho. Sua produção foi muito impulsionada pelas políticas adotadas por Juscelino Kubitschek.

O carro teve papel importante na campanha nazista, sendo considerado um veiculo hibrido, foi usado pelo exercito alemão em suas empreitadas por mostrar grande desenvoltura em diversos tipos de clima e e relevo nas regioes invadidas.

Hoje, o Fusca reúne uma legião de fãs e Fernando Siqueira Carvalho, com certeza, é um deles. É tão especial e importante que ganhou até uma data comemorativa nacional: o dia 20 de Janeiro, onde há festivais, exposições e festas em comemoração do amado.

Circula entre os apaixonados por fuscas que os primeiros Fuscas vindos para o Brasil pertenciam à Família Matarazzo, uma rica família muito importante e influente na época, enfatiza Fernando Siqueira Carvalho. Diretos da Alemanha, local de origem dos veículos em questão, para o Brasil na década de 50.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile