Diversos são os tratamentos que uma pessoa que sofre com queda de fios pode optar, mas você sabe quando se deve recorrer a um implante capilar? O Dr. Julio Cesar Yoshimura explica que, primeiramente, a queda de cabelos é ocasionada por diversos fatores como problemas genéticos, fumo, má alimentação, ansiedade, estresse e devido ao uso de medicamentos em excesso.
Por isso, antes de optar por qualquer tratamento de recuperação da saúde dos fios, é essencial procurar um médico que identifique a origem do problema, visando o melhor tratamento para solucioná-lo. De acordo com o cirurgião plástico, cada caso exige um determinado procedimento, podendo ser medicação, aplicação de loções e enzimas no couro cabeludo, tratamento psicológico, correção de hábitos ou o transplante capilar.
Mas, afinal, como saber quando realizar um implante capilar?
O Dr. Julio Cesar Yoshimura esclarece que, inicialmente, deve-se avaliar o estágio em que se encontra o problema de queda de fios. Usualmente, homens percebem a anormalidade de crescimento e queda com mais facilidade devido ao uso de cortes curtos, o que evidencia as falhas. Já as mulheres, por usarem normalmente cabelos longos, procuram auxílio médico somente em estágios mais avançados (perda de 30% do cabelo), o que dificulta o tratamento.
Assim, é imprescindível buscar tratamento médico em estágios iniciais para evitar que ocorra uma deficiência genética no crescimento dos fios, impossibilitando o couro cabeludo de gerar novos folículos capilares. Em casos de calvície aguda ou quando ela é ocasionada pela alopecia androgenética — problema genético degenerativo muito comum em homens — é comum indicar o tratamento por implante capilar.
O implante capilar é um procedimento invasivo, se comparado aos demais tratamentos para queda de fios. O Dr. Julio Cesar Yoshimura informa que se trata de um procedimento cirúrgico que devolve os fios de cabelo por meio da retirada de fios de uma região da nuca, que são transplantados para as áreas calvas.
Assim, o implante capilar é recomendado em casos em que a saúde dos fios está comprometida permanentemente, o que impede o crescimento do cabelo. Mesmo assim, é de extrema importância agendar uma avaliação com um profissional especialista, como o Dr. Julio Cesar Yoshimura, para assegurar qual o melhor tratamento para o seu quadro.